sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

contos do guajuviras ~

Era de noite, estava em casa com meu cachorro, assistindo televisão, como sempre. Ouço um estrondo. Som de tiro vindo do andar de cima. O cachorro corre para o banheiro e esconde o rosto dentre as patinhas. Burro eu não sou, coloquei a tv no mute e fui-me junto com a pobre criatura que apresentava uma cara de dar dó, de tão apavorado que estava. Ali ficamos nós dois, estagnados, prestando atenção no silêncio. Senti que naquele momento todos os vizinhos estavam com a mesma reação que a minha, e tentando entender o que havia acontecido. O silêncio foi cortado por uma voz que gritava "Eu disse que iria te matar!" e aí sim, o silêncio se instaurou novamente, mais mortal do que nunca.
Ainda no banheiro, senti o cheiro da pólvora. Assim, tomei coragem e caminhei em direção à porta, o cachorro continuou imóvel. Encostei o ouvido na porta (sempre quis fazer isso) pra ver se ouvia alguma discussão, mas nada.
Girei lentamente a chave da fechadura, o vizinho da frente ouviu e rapidamente fez o mesmo. Abri uma frestinha da porta para dar uma olhada no corredor, e me deparei com o vizinho da frente que também abriu um pouco da porta. Com os olhos arregalados me disse: "Acho que mataram o Pepê" e eu fiz sim com a cabeça, com os mesmos olhos arregalados.  Ele fechou a porta e eu também. Fui pro telefone e liguei pra polícia, falei baixinho: "Cara, acho que mataram meu vizinho, manda uma unidade pra cá." Disseram que iam mandar assim que possível, fiquei na espera (atrás da porta, com o ouvido nela).
Aí ouvi passos na escada, do andar que veio o tiro.
O outro vizinho dessa vez, com um aspecto calmo, como se nada tivesse acontecido, desceu as escadas em direção a rua, nesse momento eu abri a porta, e falei: "Psiu! Desculpa, o senhor sabe o que aconteceu lá em cima?" Ele olhou pra mim com cara de aborrecido e disse: "AI ESSES ADOLESCENTES QUE FICAM SOLTANDO FOGOS-DE-ARTIFÍCIOS CASEIROS!"

texto baseado no que aconteceu no prédio do meu pai.

4 comentários:

  1. Tu é louca de mete a cara pra fora e ainda perguntar o homem. OSKAOSKAOSA, gostei :)

    ResponderExcluir
  2. tu é loca e se o cara desce o corredor e te da um tiro no olho...
    e se o cachorro foge e matão ele...
    e se o teu vizinho da uma voadora na porta e estermina todos dentro da casa...
    e se um fogo de artificio desgovernado te atinge...
    e se... e daí comofaz?

    ResponderExcluir