terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tédio inspirador.


Passado o segundo trimestre, já começo a sentir o fim do ano chegando, a brisa do verão e o cheiro horrível que Porto Alegre fica nessa estação. Uma sensação de liberdade misturada com a alegria do período de férias que está por vir. Sei que amanhã a recém entraremos em setembro, mas não consigo resistir a espírito  de fim de ano...
Amanhã não tenho aula (conselho de classe), o que aumenta mais a minha sensação de estar em férias. A escola agora tá naquele período que nós queridos alunos chamamos de enrolação, ou seja, aquele lenga-lenga de transição de trimestre. Não sei como é na sua, mas na minha escola é só matação de aula e nenhum conteúdo novo até entregarem os boletins.
Então como amanhã não tenho aula, me senti livre pra descansar, não me preocupar em estudar, e pensei também em ter um dia útil e produtivo, claro! Mas já são 17:54 e eu to no computador ainda, pensando em como atualizar meu blog falando de algo simples, mas que me faça "treinar a escrita".

Então olhei para a revista que está na mesma mesa do computador, e resolvi que vou escrever ideias relacionadas a internet.



Esse título me chamou a atenção, pois como alguns de vocês sabem, eu procuro ficar menos tempo na internet (a maioria das vezes sem sucesso...) e trocar esse tempo por coisas mais produtivas -ler, orar, cozinhar, dormir hehe -, e é por isso que tenho postado pouco.
Eu amo a internet, amo os recursos, amo fazer francês de graça, amo conhecer famosos, amo conhecer gente por aqui e depois vê-las pessoalmente, amo aprender coisas novas sem sair de casa, e -pra mim-, nada disso seria possível sem a internet, mas me preocupo com o tempo que passo aqui fazendo coisas inúteis!
Sei que tem alguns leitores que se identificam com isso, e por isso eu destaquei os melhores pontos sobre a internet que li nessa reportagem:

# PRÓ INTERNET
  • "Ela nos encoraja a avaliar vários pequenos pedaços de informação de uma maneira muito rápida." - Nicholar Carr, autor do livro The Shallows: What Internet Is Doing To Our Brains? (sem edição em português ainda)
  • " A viabilidade da informação ao alcance de nossos dedos é extraordinária. Há uma diferença enorme em escrever um livro há 15 anos e hoje. Posso conseguir referências imediatas a qualquer artigo de jornal nos últimos 20 anos e livros, em vez de buscar numa biblioteca. A internet facilitou as pesquisas. Algumas das fontes não são confiáveis, mas ao menos dão uma pista inicial. " - Eric Richard Kandel, recebeu o Nobel de Medicina pelas descobertas sobre como o cérebro decodifica memórias de curto e longo prazo. 
(acredite, de 8 páginas sobre isso só encontrei 2 argumentos a favor)


# CONTRA INTERNET
  • Distração contínua: por exemplo, a maioria dos textos possuem hiperlinks e banners, e isso prejudica o armazenamento de dados, pois o leitor clica, e depois retorna, afetando a armazenação de dados.
  • Memória interrompida: você está lendo um texto, e alguém lhe chama no MSN, ou quando você lê muitas coisas rapidamente, a informação recebida não é totalmente captada, e isso afeta diretamente nos neurônios, que falando num linguajar entendível eles "enferrujam" por ter apenas sinapses curtas.
  • Mudança em nossa mente: cada vez mais podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas nenhuma delas é feita corretamente como se fosse feita individualmente.
E agora a previsível pergunta: Quero usar a internet mas não ser burra. E aí?
Pergunta tão previsível que a revista selecionou trechos do livro de Nicholar Carr que dizem como ter uma relação saudável com a internet:

# E-mail e Twitter têm hora certa
Prefira acumular as mensagens e destinar um certo horário do dia para vê-las. Um estudo da Universidade de Glasgow mostrou que ficar se interrompendo para ver a caixa de entrada, além de causar estresse, faz a produtividade cair.


Arranque as distrações da tela
Links e imagens clicáveis em volta de uma notícia estão entre as coisas que mais distraem a leitura. Livre-se deles usando programas online como o Readability que, em um clique, deixa na tela só o que você precisa: o texto.

#  Vá dar uma volta no parque
Pesquisadores constataram que pessoas que dão uma caminhada em ambientes arborizados se saem melhores em testes cognitivos. Se não puder, um tempo olhando para uma foto de uma tranquila cena rural traz efeito semelhante.

# Não deixe os livros de lado
Para que o cérebro não enfraqueça em aspectos como imaginação e capacidade de reflexão, a psicóloga Patrícia Greenfield recomenda que a internet não seja o único meio de se informar. Livros e rádio estimulam partes do cérebro que a web normalmente não consegue.

Desconecte-se de vez em quando
Na casa do escritor William Powers, não há internet nos finais de semana. Para escapar de efeitos nocivos da web, o especialista diz que é bom definir horas ou dias da semana em que o cérebro possa relaxar do efeito viciante da vida digital.



Era isso gente, se puder comprar essa edição da Galileu eu super recomendo! Juro que me senti inteligente lendo ela, haha.
Se puder, comente, ou marque uma dessas opções abaixo (mara, bonzinho, péssimo, nemli/)

God bless!

8 comentários:

  1. aa amei eu preciso fazer isso! passo mto tempo na internet chega uma hr que n da + n, passa o dia e eu fiz oq? nada.

    ResponderExcluir
  2. Agora mesmo vou sair da net, OSAKSOKASOKAOSKA! Ótimo texto, Candy.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!

    Eu queri comprar essa revista faz um tempo já. Agora vou comprar com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Amei! Pena que é difícil colocar tudo isso em prática, pq eu adoroo ficar mudando de página toda hora, passando do twitter para o hotmail, para o orkut, para o site de músicas...

    ResponderExcluir
  5. Minha vida na internet se resume a blogs, músicas e mangás . só .
    não tenho twitter, odeio orkut , e quase nem entro no msn. Mas te garanto, acho que todo mundo é meio burro aqui, mesmo querendo ser inteligente !

    ResponderExcluir
  6. POXA, eu acho que a internet não me afeta tanto. Fico pouco tempo. Passo mais tempo lendo livros e vendo TV.
    O pior é que quando eu fico na net euu leio muitas coisas, rapidamente :/
    Espero não ficar BURRA.
    Beijooo,

    ResponderExcluir
  7. O problema é colocar isso em prática! T_T
    Saudações desde Capivari de Baixo, Santa Catarina, uma cidade pequena e calma. '.'
    Ah, eu admiro muito Rio Grande do sur, tchê! Principalmente as gaúchas! xD

    ResponderExcluir
  8. seguindo seu bloog :D
    adoreei *-*

    beeijos

    http://decodificarsuamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir